Lançada a Ficha Épica, o app de criação de personagem do Épico RPG

Ficha Épica

Ano novo, app novo, ficha nova. O primeiro app oficial de um RPG brasileiro é do Épico RPG! Agora vai ficar muuuito mais fácil preparar seus personagens épicos para o dia do jogo.

Finalmente. Desde a concepção, no documento de objetivos do Épico RPG, constava a criação de um aplicativo assistente grátis para os jogadores. Demorou um pouco, mas se for pensar, o Épico chegou lá antes de outros gigantes no RPG nacional, e isso é motivo de muito orgulho.

Mas para que serve a Ficha Épica?

Pra criar personagens épicos muito rápido, e carregar consigo no celular.

Conforme você escolhe as estatísticas do seu personagem, a Ficha Épica calcula todo o xp gasto, exibe uma lista de virtudes, defeitos e aptidões para você escolher, calcula atributos secundários como Bônus de Dano, Velocidade, Carga, Pontos de Vida, etc. A partir das listas você adiciona todas as características de personagem dinamicamente, pode fazer alterações rapidinho, adicionar um retrato para o seu personagem, e deixar tudo gravado. Na hora do jogo, todas informações são fáceis de consultar pelo seu smartphone, e você pode controlar ferimentos e fadiga em tempo real. Entre as sessões, conforme você ganha xp, é fácil evoluir seu personagem.

Tudo que cabe na ficha oficial impressa cabe na Ficha Épica, mas muito mais fácil de encontrar e editar.

Tudo que você faz na Ficha Épica é gravado instantaneamente, assim você nunca perde nenhuma informação.

O que a Ficha Épica não faz?

Há alguns recursos que ainda não pudemos liberar, porque estão sendo testados ou desenvolvidos. Por exemplo, para adicionar armas e armaduras você deve incluir dados manualmente, mas em breve o app não só exibirá uma lista de todos os equipamentos do livro, como calculará automaticamente os níveis de ataque, defesa, dano, proteção e tudo mais.

Outra limitação que existe agora é que o app por enquanto só salva um personagem por vez. Para criar um novo, você precisa apagar o antigo. Isso será modificado no futuro.

Há uma lista de funcionalidades planejadas para o futuro, como compartilhar o personagem ou salvar uma ficha em PDF. Essas coisas serão adicionadas ao app conforme forem sendo finalizadas.

A Ficha Épica está disponível em quais plataformas?

Disponível no Google Play

O app é nativo do Android, e pode ser baixado da Play Store. Ele é otimizado para celular, mas será incrementado para telas maiores de tablets em breve.

No iOS (iPhone e iPad), a Ficha Épica pode ser usada pelo navegador Safari acessando o web-app. Ele tem as mesmas funcionalidades do app Android, mas ainda é experimental, e necessita acesso à internet para ser acessado (uma vez carregado, em tese não é necessário uma conexão ativa com a internet e você não gasta seu pacote de dados). Os dados do personagem ficam gravados no seu aparelho automaticamente.

O mesmo web-app funciona em navegadores modernos no PC e Mac, mas precisa de mais testes e algum refinamento.

Como assim não tem Ficha Épica pra iPhone?

Infelizmente, finalizar um app nativo do iPhone e publicar na App Store é um custo alto demais para o Épico RPG, todo grátis como é, nesse momento. Na realidade o código-fonte usado no Android pode ser usado para iOS, graças à plataforma que utilizamos no desenvolvimento, então isso não é um problema. Quem sabe se a procura pela versão impressa do Épico aumentar, será possível investir no iPhone também. Por enquanto esta seria uma decisão errada.

Dito isso, eu convido todos usuários de iPhone a testarem o web-app da Ficha Épica, ele é bastante poderoso, com toda funcionalidade do app de Android embarcada.

O app do Épico não para por aqui. Ele segue sendo desenvolvido com novas funcionalidades em breve. Fique ligado!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *