Animando aventuras: GIFs para suas sessões épicas

Tempestade

Quando mestro, uma coisa que adoro é ter algumas referências visuais legais para mostrar para os jogadores. Um toque multimídia bacana pode ser o uso de GIFs animados durante a aventura.

Todo mundo se acostumou a usar GIFs em apps de mensagem e redes sociais para um efeito cômico. Normalmente é um meme ou cena engraçada em repetição, um cara famoso dançando, uma fala de algum filme, alguma vinheta conhecida da infância, tem de tudo.

Graças ao grande sucesso que fazem, milhões de GIFs estão disponíveis em grandes sites especializados. É possível encontrar animações prontas grátis de basicamente qualquer coisa.

Para o seu jogo de RPG, animações curtas podem ilustrar personagens, lugares e cenas importantes, mostrando um pouco de ação, movimento, um efeito mais dinâmico do que as figuras estáticas oferecem. E pode acreditar, existe GIF de tudo hoje em dia.

Vou dar um exemplo bem básico. Os heróis de aproximam de uma silenciosa taverna à noite. Ao abrir a pesada porta com um rangido, o calor e o cheiro de comida sendo preparada lhes atrai. O mestre então saca o celular e mostra esta imagem:

Uma taverna silenciosa

O grupo pode assim visualizar exatamente o tipo de lugar que estão entrando, e a imersão é bem maior. Na próxima visita eles poderão lembrar mais facilmente deste lugar, onde tal e tal aventura começou, e assim por diante.

Alguns mestres usam música como recurso para aprimorar a atmosfera de seus jogos. Eu até gosto, mas acho mais difícil usar música porque às vezes o volume distrai ou torna difícil ouvir os jogadores. Os GIFs são bem mais práticos, eles funcionam rápido, depois você fecha e eles não atrapalham mais.

E como usar um GIF? Eu gosto de ter vários gravados no celular para soltar na aventura. Quando o grupo entra na taverna, quando o grupo encontra certo tipo de monstro, quando os heróis avistam uma cidade, eu mostro o GIF no celular rapidinho, o grupo dá uma olhada, e a aventura já continua.

Vou começar uma série de posts com alguns GIFs legais para diferentes gêneros de aventura. Assim você já começa com alguns para testar no seu jogo. Aguarde o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *