Pacote racial expandido: Insetoides

Insetoide

Versões antropomorfas de animais estão entre as mais antigas raças de fantasia, inventadas junto com as primeiras mitologias. Hoje expandimos nosso insetoide original com duas variantes, opções adicionais, e uma grande novidade: três novas virtudes para raças não-humanas, prontas para seus jogos épicos!

Você vai notar que insetoides são pacotes de custo mais alto do que a maioria das raças fantásticas que já desenvolvemos. De fato eles unem uma série de características extraodinárias que lhes tornam pouco compatíveis com personagens de menos de 50xp. Normalmente eles são indicados para jogos de alta fantasia ou alta dificuldade.

Insetoides

Insetoide é a denominação genérica de formas inteligentes e evoluídas de inseto, conforme os humanos os chamam (eles certamente usam uma palavra diferente para se referirem a si próprios).

Embora tenham inteligência e capacidade física semelhante à dos humanos, estas criaturas têm mentalidade bastante diferente. Eles são normalmente metódicos e diretos, sem vergonha de serem brutalmente sinceros, e não compreendem a necessidade dos mamíferos sencientes de mentir a todo momento (uma característica que o insetoide percebe como decepcionante e humilhante).

Para o insetoide, toda criatura, ao morrer, se transforma em alimento, inclusive seus próprios parentes e amigos. Tudo o que estiver ao alcance da mão pode e deve ser usado conforme a conveniência. Eles raramente se apegam a pessoas ou objetos, e não entendem o conceito de “dinheiro” e propriedade facilmente, mas se adaptam a costumes e leis locais quando lhes são explicadas.

Normalmente o insetoide não se associa a outras raças sem uma razão específica, especialmente se nunca tiver conhecido antes uma determinada espécie.

Formiano (46xp)

Formianos são insetos sencientes de até 2.5 metros de comprimento (das antenas ao fim do abdome, que fica na parte traseira). Eles lembram formigas no físico e no modo de vida: possuem três pares de membros (dois dos quais são usados para  caminhar, e um par usado para segurar objetos), são extraordinariamente fortes e resistentes, se reúnem em comunidades subterrâneas, colocam os interesses do grupo acima do bem estar pessoal, e dividem sua sociedade em castas. Ainda que sejam voluntariosos em geral, formianos nunca se apegam, o que passa a impressão de serem insensíveis.

Algumas linhagens de formianos são telepatas, e usam este poder para se comunicar a distância ou em silêncio.

Características obrigatórias

Vigor +5, Inteligência -1, Armadura Natural 6, Característica Inumana (não dorme), Membros Adesivos, Pernas Adicionais x2, Visão no Escuro, Código de Conduta (pela honra: defende sua comunidade acima de tudo), Frio, Sincero.

Características opcionais

Virtudes: Arma Natural, Percepção Cega, Poderes Mentais, Voador (Alado).

Defeitos: Crédulo, Hediondo, Honesto, Matador, Pobre.

Aptidões: Engenharia, Navegação (especialidade no subterrâneo), Trabalhos Manuais.

Mantianos (40xp)

Mantianos são insetoides que lembram vagamente louva-a-deus de 2 metros de altura em média. Eles se deslocam sobre as duas patas traseiras, com dois pares de braços livres que podem ser usados para segurar objetos. Suas pernas têm um formato que lhes possibilita saltos de altura impressionante.

Apesar de serem insetos sociais, mantianos preferem se reunir em grupos pequenos, que eles chamam liberalmente de “famílias”. Uma família de mantianos pode conter membros que não são realmente parentes, ou sequer da mesma espécie, contanto que se unam sob os mesmos objetivos (normalmente coisas simples como caçar alimento ou repelir invasores).

Características Obrigatórias

Agilidade +2, Inteligência -1, Arma Natural (ferrão, dano 2), Armadura Natural 4, Braços Adicionais x2, Característica Inumana (não dorme), Membros Adesivos, Supersalto, Visão no Escuro, Frio, Sincero.

Características Opcionais

Virtudes: Ambidestria, Poderes Mentais.

Defeitos: Crédulo, Hediondo, Honesto, Matador, Pobre.

Novas virtudes

Os novos insetoides descritos neste post usam três virtudes que não estão no Beta Final. Use as virtudes a seguir à vontade para outras raças também, se quiser.

Braços Adicionais (3xp cada) #

Você tem mais de dois braços. Com isso você pode segurar mais coisas por vez, e executar certas ações de maneira diferente.

Com pelo menos três braços, normalmente você poderá usar um escudo e uma arma de duas mãos ao mesmo tempo. Você não ganha ataques adicionais por rodada, mas o mestre pode permitir mais ataques rápidos de um personagem com três ou mais braços, usando as regras normais para isso (veja Ataques Rápidos Corpo-a-Corpo, p. 114 e Ataques Rápidos a Distância, p. 115). Para ataques rápidos a distância, note que somente um de seus ataques terá mira adequada, os demais serão feitos em desvantagem.

Normalmente você terá um “lado dominante”, equivalente à metade de seus braços (arredondado para baixo), a menos que seja Ambidestro (veja Ambidestro, p. 25). Seus braços dominantes agem normalmente, enquanto os braços não-dominantes têm desvantagem em ataques e testes de habilidade. Se você for Ambidestro, todos os seus membros funcionam como dominantes.

Pernas Adicionais (1xp cada) #

Você tem mais de duas pernas. Se você ferir ou incapacitar suas pernas, pode continuar em pé e andando enquanto tiver pelo duas pernas funcionando. Você tem vantagem em testes para resistir ser empurrado ou derrubado por personagens que tiverem menos membros do que você.

Supersalto (5xp) #

A altura e o comprimento máximos de seu salto são o quádruplo do normal para seu físico. (Veja a seguir como calcular a distância de saltos para todos os tipos de personagens.)

Se você se atirar de uma altura igual ou menor à altura máxima de seu supersalto, você não recebe dano pela queda. Isso não funciona se você for arremessado de altura semelhante contra sua vontade.

Nova Regra: Salto

O Épico RPG Beta Final não tem uma regra específica para calcular a altura ou comprimento de saltos de personagens. Segue abaixo uma fórmula para fazer o cálculo de saltos de qualquer personagem, e assim poder usar a virtude Supersalto adequadamente.

Salto em altura, parado: Velocidade x 10 cm
Salto em altura, correndo: Velocidade x 20 cm
Salto em distância, parado: (Velocidade / 5) + 1 m
Salto em distância, correndo: (Velocidade / 2) + 1 m

Vale reforçar que esses valores são para saltos de qualquer personagem normal. Personagens com a virtude Supersalto devem multiplicar todos esses valores por quatro!


Ilustração: Insectoid queen’s guard por ThemeFinland, publicado sob licença CC-BY-NC-SA, com alterações de corte e cores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *