Como funciona o Épico RPG?

No início do jogo cada jogador recebe pontos para construir um personagem com atributos, aptidões, virtudes e defeitos. As características mais básicas são os três atributos, Vigor, Agilidade e Inteligência. O personagem também compra equipamentos antes de começar sua aventura.

O mestre conduz a sessão de jogo. Quando surgem desafios, os jogadores usam dois dados comuns de seis faces para testar a capacidade de seus personagens. Normalmente se soma o resultado dos dados a uma aptidão ou atributo correspondente ao problema. Se o total for igual ou maior que a dificuldade determinada pelo mestre, o personagem é bem-sucedido (quanto maior a margem, melhor).

O combate funciona de maneira semelhante: quando um personagem ataca, ele soma o resultado dos dados à aptidão de combate que estiver usando. O defensor rola os dados e soma à aptidão mais conveniente para evitar o golpe. Se o ataque tiver soma maior, o ataque é bem-sucedido. A diferença entre ataque e defesa compõe o dano, somado ao bônus da arma (não é necessária uma jogada separada de dano). A armadura do alvo pode reduzir este dano.

Quando um jogador tira dois 6 em uma jogada, é um sucesso crítico, um resultado excelente em qualquer teste. Quando um jogador tira 1 em todos os dados de uma jogada, acontece o inverso: uma falha crítica.

Faça o download da versão beta do jogo.


Arte: Michael Richards (michael-richards.co.uk). Arte editada: recorte, brilho, saturação. Publicado sob licença Creative Commons Atribuição 3.0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *